quinta-feira, 13 de maio de 2010

O São Paulo no 3-5-2

O São Paulo no 3-5-2

Como sempre nos últimos tempos, que estratégia é melhor para o SPFC?
Analisando os últimos jogos e como o time tem se portado em campo, chego a uma clara idéia, o SPFC precisa voltar a jogar no 3-5-2. Sou completamente fã te um futebol ofensivo, sempre em busca de um resultado bom, e jogando bem a bola bem trabalhada, mas o 3-5-2 não é sinônimo de jogo feio.
Vamos analisar:
Nesse esquema tático o time provável do Ricardo Gomes seria: Rogério Ceni, Miranda, Alex Silva, Xandão (Richarlyson), Cicinho, Richarlyson (Júnior Cesar), Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos, Dagoberto e Fernandão. É infelizmente nosso craque Richarlyson está em todas., se cuida Rogério Ceni.
É nítido nas ultimas partidas que o Miranda joga muito mais atuando ao lado de mais dois zagueiros, seu futebol cresce e muito, a mesma coisa para o Xandão. Com isso iríamos consolidar ainda mais a nossa zaga que já vem atravessando um bom momento.
Liberaria os dois laterais/alas para poder jogar mais ofensivo, onde Cicinho rende bem mais, com uma maior liberdade para jogar, já na esquerda tanto Júnior Cesar quanto o Richarlyson tem uma parte defensiva “boa”, e Junior sabendo apoiar muito bem.
Com o Rodrigo Souto sempre jogando o fino, seria o volante de pegada, liberando mais o Hernanes para dar apoio aos jogadores de armação, e podendo em fim ficar na posição na qual se consagrou no SPFC, e liberaria ainda mais o Marlos no apoio ao ataque, sendo em muitas vezes um terceiro atacante, mas sempre que o time estiver sem a bola ele pode voltar a ajudar na marcação, com isso a parte defensiva ficaria bem organizada e protegida.
Já para a nossa dupla de ataque ganharia mais companheiros para auxiliá-los e receber mais bolas e surgindo elemento surpresas vindo de trás, que seria o Hernanes, Cicinho e Júnior Cesar.
Assim podemos perceber que o time fica mais compacto em todos os setores do campo, e essa já uma formação de sucesso dentro do time, onde nos levou aos últimos títulos.
Mas ai já entra outro problema, será que o Ricardo Gomes pensa assim, ele gosta muito de 4-4-2, e não está muito a fim de abrir mão de seu esquema tático predileto.
Por: Mauricio Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário